Ator
Diretor / Produtor / Escritor / Dublador
[26 / 03 / 1931 <==> 27 / 02 / 2015]
Leonard Simon Nimoy, mais conhecido pelo publico em geral como "Leonard Nimoy", foi um ator norte americano, o qual participou de diversos filmes para a TV e cinema, sendo lembrado mundialmente como famoso "Sr. Spock" da série original para a televisão "Star Trek" (no Brasil: "Jornada nas Estrelas) (temporadas de 1966 à 1969) e suas produções futuras para o cinema.
Leonard Nimoy nasceu no West End de Boston, Massachusetts (EUA), filho de imigrantes judeus da Iziaslav, Ucrânia.
Seus pais deixaram Iziaslav separadamente, seu pai partiu primeiro caminhando ao longo da fronteira da Polonia e depois se encontrou com os outros familiares nos Estados Unidos.
Sua mãe, Dora (née Spinner), era uma dona de casa, e seu pai, Max Nimoy, era dono de uma barbearia na região de Mattapan em Boston.
Leonard Nimoy tinha um irmão mais velho, chamado Melvin.
Ele começou a atuar aos 8 anos de idade em um teatro infantil no bairro onde morava.
Seus pais queriam que ele cursasse a faculdade e seguisse uma carreira estável, ou mesmo aprendesse a tocar acordeão, mas seu avô, vendo a vontade e aptidão do neto, o encorajou a tornar-se um ator.
Seu primeiro papel importante foi com 17 anos, como Ralphie em uma produção amadora de Clifford Odets, chamada "Awake and Sing!", a qual abordou as lutas de uma familia matriarcal judia durante a época da Grande Depressão.
Nimoy disse que o papel "acendeu uma paixão" que o levou a perseguir uma carreira ativa.
"Eu nunca quis fazer qualquer outra coisa", disse Nimoy em uma entrevista".
Nimoy tomou aulas de teatro na Boston College e tomou como modêlo para atuação, o ator Marlon Brando, o qual ele admirava, inclusive usando usava jeans e camisetas como Bando fazia.
Entre os estudos, para ter alguma renda, ele conseguiu um emprego em uma sorveteria na Sunset Strip.
Em 1953, Nimoy se alistou no exército de reserva dos Estados Unidos em Fort McPherson Georgia, servindo por 18 meses, até 1955, saindo com a patente de sargento.
Nimoy passou mais de uma década recebendo apenas pequenos papéis em filmes de baixa qualidade.
Quando consegiu o papel principal no filme de 1952 "Kid Monk Baroni", NImoy acreditava que isso faria dele uma estrela, mas o filme fracassou depois de ir ao ar em algumas apresentações.
No entanto, enquanto Nimoy estava servindo nas forças armadas, o filme ganhou um público maior na televisão, sendo que devido à isso, depois que ele foi dispensado do trabalho militar, consegiu um trabalho estável fazendo um papeis mais "violentos", onde seu personagem usava armas de rua, como canivetes e revólveres.
Apesar de superar seu sotaque de Boston, por causa de sua aparência magra, Nimoy percebeu que se tornar uma estrela não eria nada provável.
Então ele prosseguiu fazendo papéis em mais de 50 pequenas produções em filmes "B" em séries de televisão como "Perry Mason", "Dragnet" e seriados como "Republic Pictures" e "Zombies of the Stratosphere" (1952), onde Nimoy fazia o papel de Narab, um marciano.
Como as coisas não estavam fáceis e a renda era pequena, para sustentar uma esposa e dois filhos muitas vezes ele fazia outros trabalhos, tais como a entrega de jornais ou trabalhando em uma loja de animais.
Após passar por pequenas produções, em 1965, ele fez sua primeira aparição no piloto da série de TV "Star Trek", como o título de "The Cage", e passou a partir de então a fazer o papel de "Sr. Spock" até o último capítulo da série, no ano de 1969, seguido por oito longas-metragens fazendo com que o fizesse famoso por todo o mundo, pois a série "Star Trek" se transformou em um "Cult" por todo o planeta, criando fãs-clubes em diversos países.
O personagem teve um impacto cultural significativo o que concedeu à Nimoy três Emmy Award's.
Após a série original "Star Trek", Nimoy estrelou a série de TV "Missão Impossível" por duas temporadas, apresentou a série de documentários "In Search of ..." e fez várias aparições em programas de televisão..
Ele também teve um papel recorrente na série de ficção científica "Fringe".
A fama de Nimoy como Spock era tal, que ambas as suas autobiografias, "I Am Not Spock" (1975) e "I am Spock" (1995), foram escritas a partir do ponto de vista da comunhão de sua própria existência com o personagem da série.
Além de ator, Leonard Nimoy também foi Produtor, Diretor e Dublador, emprestando sua voz para documentários e outra produções.
Dois filmes famosos e muito conhecidos do público, os quais foram dirigidos por Leonard Nimoy, foram "Três Solteirões e um Bebê" e "Star Trek IV" - A Volta para Casa".
Nimoy disse que a representação do personagem "Spock", o qual fazia por doze a quatorze horas por dia e cinco dias por semana, influenciou a sua personalidade na vida privada.
Cada fim de semana durante a produção original da série, ele ficava caracterizado com "Spock" durante todo o sábado e no domingo, comportando-se mais como "Spock" do que ele próprio, de fdorma mais lógica, mais racional, mais pensativo e menos emocional, encontrando a calma em qualquer situação.
Só nos domingos no início das tardes que a influência de "Spock" em seu comportamento desaparecia e ele se sentia mais como ele mesmo novamente, começando o ciclo novamente na segunda-feira de manhã.
__________________________________________________________
Curiosidades:
- A influência de "Spock" sobre a personalidade de Leonard Nimoy foi tão grande, que anos após o final da produção "Star Trek", ele observou em si mesmo padrões de fala "Vulcana", atitudes sociais diferentes com padrões da lógica e supressão de emoções em seu próprio comportamento pessoal.
- Nimoy era um piloto privado e possuía um avião.
- Leonard Nimoy orientou e apoiou o ator Zachary Quinto no papel de "Sr. Spock" nas duas produções para o cinema: "Star Trek" e "Star Trek - Além da Escuridão".
- Seus filhos são: Adam Nimoy [09/08/1956] e Julie Nimoy [1955].
- Suas frases marcantes como "Sr. Spock", as quais ficaram gravadas na mente de milhares de fãs pelo mundo todo, foram:
- VIDA LONGA e PRÓSPERA;
e
- AS NECESSIDADES DE MUITOS PREVALECEM SOBRE AS NECESSIDADES DE POUCOS OU DE UMA SÓ PESSOA.
- Nimoy também foi um apaixonado por fotografia, chegando a cursar a "UCLA" após o final das séries "Jornadas nas Estrelas" e "Missão Impossível", época em que pensou em mudar de carreira.
No site www.leonardnimoyphotography.com podem ser apreciados os ensaior fotográficos realzados por ele.
- Nimoy foi casado duas vezes, em 1954 ele se casou com a atriz Sandra Zober (1927-2011), de quem se divorciou em 1987.
No dia de Ano Novo de 1989, ele casou com a atriz Susan Bay, prima do diretor Michael Bay.
- Leonard Nimoy possui uma estrela no número 6651 da Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard), a qual foi inaugurada em 16 de Janeiro de 1985.
- Em uma entrevista cedida no ano de 2001, Nimoy revelou que teve problemas com alcool enquanto participava das gravações dos episódios da série "Star Trek", precisando fazer um tratamento em uma clínica de reabilitação.
Segundo ele, como ficava muito tempo ligado ao personagem "Sr. Spock", o que exigia muita concentração e mudança comportamental, após as gravações, para relaxar ele tomava uma dose de bebida para relaxar, sendo que com o passar do tempo essas doses começaram a aumentar, gerando uma dependência física pelo alcool.
Percebendo que o problema estava se agravando, Nimoy acabou fazendo um tratamento em uma clínica de reabilitação e se livrou do vício pela bebida.
William Shatner, em seu livro de 2008 "Até agora: The Autobiography", falou sobre como mais tarde em sua vidas, Nimoy tentou ajudar sua esposa, Nerine Kidd, que era alcóolotra.
- Leonard Nimoy visitou o Brasil no ano de 2003 para a divulgação do seu livro, e nesse período cedeu uma entrevista no "Programa do Jô" da Rede Globo de Televisão, estando as duas partes expostas a seguir:
Entrevista com Leonard Nimoy - Parte 1:
Entrevista com Leonard Nimoy - Parte 2:
__________________________________________________________
Doença e Morte:
Em fevereiro de 2014, Nimoy revelou publicamente que tinha sido diagnosticado com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma condição que ele atribuiu a um hábito de fumar que tinha desistido cerca de 30 anos mais cedo.
Em 19 de fevereiro de 2015, Nimoy foi levado ao UCLA Medical Center com dores no peito.
Nimoy morreu de complicações da DPOC em 27 de fevereiro de 2015, com a idade de 83 anos, em sua casa em Bel Ai.
No momento de sua morte, Nimoy estava acompanhado por sua esposa, duas crianças seis netos um bisneto e seu irmão mais velho, Melvin.
Poucos dias antes de sua morte, Nimoy compartilhou algumas de suas poesias no site de mídia social Twitter:
"A vida é como um jardim, momentos perfeitos pode ser tido, mas não preservados, exceto na memória.
Os restos mortais de Nimoy foram enterrados durante um serviço fúnebre em Los Angeles em 1 de Março de 2015.
O serviço foi assistido por cerca de 300 membros da família, amigos e ex-colegas, incluindo as filhas do seu amigo William Shatner e os atores Zachary Quinto e Chris Pine, bem como o produtor JJ Abrams.
* Como seria dito em sua última frase como "Sr. Spock" aos que ficaram:
"VIDA LONGA E PRÓSPERA"!
Sepultamento:
Hillside Memorial Park.
6001, W. Centinela Avenue.
Culver City - Los Angeles - California - USA.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[33°58'46.96"N, 118°23'16.30"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________